Geriatria Odontológica

O envelhecimento é um processo natural do corpo, entretanto, hoje temos uma nova visão do envelhecimento. Já faz tempo de que a idade avançada deixou de representar o fim dos sonhos, do trabalho, das expectativas e das realizações. A vida pode continuar a nos surpreender com os devidos cuidados.

O próprio termo melhor idade mostra que o amadurecimento e as experiências possibilitam que essa seja a melhor fase da vida, para quem busca produtividade, descanso, aprimoramento ou novas descobertas.

A própria população brasileira está passando por um envelhecimento rápido. Vivemos muito mais do que há algumas décadas, mas viver não é o suficiente, precisamos ter qualidade de vida, saúde, confiança e tranquilidade. Por isso, o cenário atual começou a desenvolver serviços voltados para as diferentes faixas etárias e suas necessidades.

A Geriatria Odontológica tem como objetivo tratar justamente os pacientes na melhor idade, atendendo necessidades específicas e aumentando seu bem-estar, saúde e qualidade de vida.

Cuidando do todo

Como especialidade, a Geriatria Odontológica atua de diversas formas na saúde bucal dos pacientes, desde cuidados preventivos até tratamentos, passando pela manutenção do seu sistema dentário.

Tudo isso é feito levando em consideração diversos fatores específicos que afetam o indivíduo nessa fase da vida, como considerações médicas e aspectos mentais e sociais. O objetivo desse tratamento que considera o todo é proporcionar o melhor e mais completo atendimento, de forma eficaz e sem efeitos colaterais indesejados.

Tratamentos específicos

Com o passar do tempo, é normal que nosso corpo comece a ter algumas funções debilitadas. A prevenção é fundamental para minimizar danos, mas existem também outras doenças do corpo, quando os sintomas refletem na saúde e higiene bucal, como a artrite, o mal de Parkinson e até mesmo o câncer. Nesses casos, o papel da Geriatria Odontológica é garantir que os pacientes recebam os cuidados necessários e não tenham sua alimentação comprometida.

Outro fator muito importante é a vida social, que pode ser prejudicada tanto pela dificuldade de alimentação quanto pela estética que deixa o indivíduo desconfortável. A troca de próteses antigas por novas ou a indicação de seu uso melhoram a autoestima do paciente, proporcionando mais confiança, alegria e vontade de socializar. Além disso, próteses desgastadas prejudicam a alimentação e causam dores nas articulações e na cabeça.

Vida ativa

Quem está na melhor idade não fica mais em casa vendo as horas passarem. Hoje a chegada da idade não impede ninguém de continuar vivendo, de ter o seu trabalho, de assumir compromissos e buscar objetivos.

Nesse sentido, a saúde bucal é fundamental para que as pessoas nessa faixa etária não tenham se bem-estar e seu desempenho afetados por problemas na boca. Assim, a Geriatria Odontológica é essencial para ajudar os pacientes a manterem uma vida ativa, sem abrir mão de comer o que gostam, de trabalhar, de ir a festas e de frequentar seus estabelecimentos favoritos.

Muitas vezes quando falamos de cuidados com a saúde nos esquecemos da importância da saúde bucal. A Geriatria Odontológica vem para mudar esse paradigma e garantir uma vida mais saudável e feliz na melhor idade.

Agende sua avaliação e volte a sorrir

Dr. Conrado

Responsável Técnico, Protesista e Periodontista