Laserterapia Odontológica

Ir ao dentista não precisa mais ser doloroso. Pelo contrário. As novas clínicas querem transformar o tratamento odontológico em uma experiência prazerosa, com conforto, eficiência e o mais importante: indolor. Para isso, os dentistas apostam em mais uma revolução dos tratamentos dentários: a Laserterapia.

Em primeiro lugar, e mais importante, o uso do laser é seguro e fácil de entender. A terapia funciona com um aparelho que emite um laser, cuja luz interage com a área a ser tratada. Esse método possui algumas vantagens. Primeiramente, por ser um objeto de luz e não um sólido é pouco invasivo, causando menos dores e inchaços, o que reduz o uso de anestesias. Além disso, é mais relaxante, o paciente fica mais tranquilo ao ter a luz na boca ao invés de um instrumento mais pesado, por exemplo. Como é um material versátil, pode ser usado em diferentes tipos de cirurgias ou mesmo tratamentos mais simples.

O funcionamento do laser geralmente é através de um aparelho de baixa potência, o qual emite uma luz que interage apenas com as células doentes. Já na cirurgia, a potência do laser é mais alta, para que as células possam gerar calor a partir dessa energia. Em ambos os casos, o uso é seguro e sem efeitos colaterais, quando usados de forma correta.

A prática dos lasers em cirurgias ainda está no início, mas já é possível aproveitar as vantagens. Eles são usados para a remoção de lesões que podem ocorrer no interior da boca, inclusive as que podem ocorrer por conta de um implante. O método também pode ajudar no tratamento de freios lingual e labial. Por fim, o laser ainda pode ser usado no processo de remover o excesso do tecido gengival, o que torna os sorrisos mais bonitos.

O principal uso atual dos lasers, porém, é nos tratamentos. A produção de energia o torna naturalmente analgésico, acelerando a cicatrização e ajudando na diminuição de inchaços. Seu uso é recomendado para ajudar no alívio da dor em casos de pré e pós-operatório, dores musculares ou em nervos, entre outros.

A laserterapia também pode ajudar nas sessões de clareamentos dentários, pois agiliza a ação do produto sobre o dente, tornando o processo mais rápido e eficaz. O tratamento pode diminuir a sensibilidade do colo do dente, como a dor que ocorre ao comer uma comida fria, por exemplo. Além de ajudar no tratamento de herpes, aftas e cáries.

O uso do laser também é indicado no combate a dores ATM, à articulação temporo-mandibular, que pode estar associada ao bruxismo, e outros problemas. Já nos processos pós-operatórios, o laser promove a redução da dor e de inchaços, além de acelerar a cicatrização. Pode ser utilizado também no tratamento de nevralgias, que são as dores que ocorrem por conta de irritações ou lesões nos nervos.

Esse tipo de tratamento está totalmente alinhado com a nova ideia do spa odontológico. Trata-se de um método indolor, não invasivo, rápido e eficiente, que promove a saúde, a beleza e o bem-estar do paciente.

Agende sua avaliação e volte a sorrir

Dra. Debora

Endodontia, Estética, Reabilitação Orofacial, Cirurgiã e Dentística