Lente de Contato Dental e Facetas Laminadas

Quem nunca sorriu em frente ao espelho e se sentiu insatisfeito quanto à aparência dos dentes? Ter um sorriso perfeito é uma preocupação antiga que atinge a maioria das pessoas, principalmente as que dependem de uma boa imagem no trabalho. Para alcançar esse objetivo, muitas recorrem aos procedimentos existentes no mercado odontológico, como clareamento, aparelhos e implantes dentários.

Uma técnica que tem chamado a atenção dos pacientes, muito aplicada em celebridades desde a década de 30 e que se desenvolveu ao longo dos anos, é a implantação de facetas de porcelana e lentes de contato, indicadas para melhorar a aparência do sorriso.

Diferenças entre faceta laminada e lente de contato

A diferença entre a faceta e a lente está na aplicação e na necessidade dos dentes. É importante distinguir os dois laminados para que a intervenção odontológica seja mínima e segura. A lente de contato, uma capa de porcelana ultrafina, quase transparente, é indicada para pequenas reparações em dentes tortos e mal alinhados, fechamento de espaços e mudança no contorno e comprimento dos dentes. A lente de contato dental, como ficou conhecida, exige um desgaste mínimo na superfície externa do dente em relação à faceta, pois requer apenas uma preparação para que ela seja “adesivada” no dente, e pode ser removida a qualquer momento.

Já para a instalação da faceta – que pode ser de porcelana e é mais espessa do que a lente – é necessária uma transformação de impacto, ou seja, o desgaste na parte frontal do dente, onde será colada uma lâmina que irá corrigir o formato e a cor dos dentes. Ela é utilizada quando há comprometimento da cor ou manchas excessivas nos dentes, ou quando estes estão muito desalinhados. O resultado é tão positivo que muitos pacientes optam por essa técnica, apesar de o procedimento de remoção do esmalte dentário ser irreversível.

Benefícios e durabilidade dos laminados

Ambas as técnicas oferecem vantagens aos pacientes, pois são parecidas e proporcionam um belo sorriso, com dentes claros e alinhados. Além disso, o tratamento odontológico é rápido (2 a 3 sessões) e os laminados podem durar anos.

O paciente também pode contribuir para aumentar a longevidade dos laminados, realizando a revisão e manutenção das facetas e lentes, bem como adotando algumas medidas essenciais para a durabilidade do material, tais como evitar o consumo de alimentos ácidos, duros ou que pigmentam os dentes naturais (como chás, café e nicotina), utilizar escovas de dente macias e manter uma boa higiene bucal. Com esses cuidados, o risco de queda ou dano dos laminados é praticamente zero.

Se você quer melhorar a aparência do seu sorriso de forma rápida e segura, visite o nosso site e agende uma avaliação, ou acompanhe nossas atualizações nas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram, Youtube e Google. O Spa Odontológico, pioneiro em oferecer tratamentos completos com rapidez, possui profissionais capacitados para atender as suas necessidades, com materiais de alta qualidade, além de contar com um excelente espaço para que você se sinta em casa, com jardim de inverno, sala de massagem e espaço gourmet.

O sorriso perfeito está a um clique!

Sabe aqueles dentes bem espaçados, mal posicionados ou irregulares e que talvez tanto te incomodam? Daí você acha que tem que conviver com eles assim para toda a vida. Engano seu. Eles podem ser corrigidos com um tratamento estético bem simples: lente de contato dental. A técnica é a queridinha do sorriso dos famosos, mas já está sendo procurada por muita gente que deseja investir naquela repaginada visual.

Melhora a estética do sorriso

Um sorriso bonito conta muito na hora da conquista ou no momento de passar por aquela entrevista de emprego. Se você está insatisfeito com o seu ou pensa seriamente em deixá-lo ainda melhor, as lentes de contato são uma boa opção. Elas melhoram o visual dos dentes mal posicionados, separados, quebrados e, ao mesmo tempo, dão a oportunidade do paciente ter um sorriso branco outra vez.

Preserva a estrutura natural do dente

Outro lado bom de colocar lentes é pelo desgaste mínimo que o profissional realiza nos dentes, graças à fina estrutura do material. Existem casos que nenhum preparo precisa ser feito, preservando, assim, toda estrutura natural do dente.

Lente de contato dental pode durar de 10 a 15 anos

A duração média é de 10 a 15 anos, mas há casos em que esse tempo é bem maior. “Embora as lentes sejam muito finas, quando aderidas a uma superfície tornam-se mais resistente. Mas, tudo vai depender da saúde bucal do próprio paciente, seus hábitos de higienização e visitas regulares ao dentista. Hábitos como roer unhas e usar os dentes para abrir embalagens são contra indicados.

São mais resistentes às manchas

As  lentes de contato dentais não mancham com a ingestão de alguns alimentos como vinho, açaí e café. Ao contrário das facetas de resina, que são mais porosas e permitem a impressão de pigmentos escuros.

Agende sua avaliação e volte a sorrir

Dra. Renata

Dentística e Estética, Endodontia