O que é Peeling ou Clareamento Gengival?

Podem ser uma lacuna ou espaçosentre dois dentes; mais comumente aplicado a um espaço aberto entre os incisivos superiores (dentes da frente), entretanto, pode existir em qualquer região da boca onde haja 2 dentes afastados.

Qual a causa do Diastema?

• A discrepância entre as arcadas dentárias e o tamanho dos dentes  podem causar além do diastema, o apinhamento de dentes. Nos dentes que são muito pequenos em relação à arcada, os espaços entre os dentes são freqüentes e se os dentes são muito grandes para a arcada, estes ficarão apinhados.
  • Quando há um excesso de freio labial, o qual formado por um tecido fibroso, que pode se estender do lado anterior ao posterior da gengiva, justamente ao lado dos 2 incisivos centrais. Quando isso acontece, este tecido fibroso bloqueia ofechamento natural do espaço entre esses 2 dentes;
  • Anadontia (Ausência dentária) – quando há perda de dentes por qualquer motivo pode causa rmovimentação dos dentes vizinhos e deixar um espaço entre os outros dentes da arcada;
  • O hábito de empurrar os dentes com a língua;
  • O hábito de morder os lábios – quando se morde o lábio inferior com os dentes superiores.
  • Nas Crianças, há frequência dediastema na sua dentição de leite (decídua). Mas normalmente, na maioria dos casos é fechado quando os dentes permanentes completam seu desenvolvimento.

Quais Tratamentos?

Ter diastema não traz nenhum sintoma, somente é detectado pelo dentista, porém influencia na estética, mas se não há um incomodo quanto a isso, mesmo apresentado diastemas, o paciente pode optar por não corrigi-los. Se você tem diastema e não pertence ao grupodos que estão satisfeitos com a sua aparência, alguns dos diversos modos decorreção são:

• Correção ortodôntica (uso de aparelho para correção)
  • Laminados de cerâmica (lente de contato, faceta)
  • Coroas de porcelana, ou outras soluções protéticas para os diversos casos
  • Frenectomia– quando o diastema é causado por freio anormal, a cirurgia de remoção, pode ser feito antes do início de qualquer tratamento.

Se não há incomodo com o diatema, o mesmo não necessita ser corrigido. Mas se houver um desconforto estético com o mesmo, faça uma avaliação para ver a forma mais indicada no seu caso.

*Consulte sempre um dentista para obter informações

Dra. Debora

Endodontia, Estética, Reabilitação Oro Facial, Cirugiã e Dentistica

Faça uma avaliação do seu caso