Odontologia Estética

Facetas Laminadas e Lentes de Contato Dental

As facetas e as lentes de contato são uma excelente indicação para pequenas correções de posicionamento e de forma dos dentes. Casos de dentes excessivamente manchados que não puderam ser corrigidos através de um clareamento, também podem ficar com uma aparência perfeita através de uma faceta ou lente de contato.

O que diferencia a indicação da faceta para lente é o quanto há necessidade de correção ou a profundidade do manchamento. Sendo que a lente de contato é muito mais fina que a faceta.

Na confecção da lente, não são necessários desgastes, somente uma preparação para adesividade da mesma, sendo uma técnica não invasiva, e o material utilizado é porcelana.

Na confecção da faceta, é utilizada uma técnica mais invasiva, onde se realiza um desgaste muito pequeno na porção frontal do dente, onde é colada uma lâmina que devolverá o formato e a cor ideal para seu sorriso. As facetas  podem ser de porcelana, cerômeros, resina, etc.

Restaurações estéticas

Não é segredo para ninguém o poder que um belo sorriso é capaz de conquistar. Ele é, sem dúvida, um ótimo cartão de visitas, sobretudo para quem trabalha ou depende da própria imagem. Afinal de contas, são os seus dentes que irão, em conjunto com uma série de outras características, passar uma primeira impressão sobre você. Portanto, ter um sorriso saudável e bem cuidado é obrigatório nos dias de hoje.

Por mais que se tenham muitos cuidados, a maioria das pessoas irá sofrer algum tipo de dano dental ao longo da vida. Então de que forma deve-se agir para repará-lo quando isso acontece? Esse é um assunto que requer muito cuidado, pois restaurações mal feitas podem acabar com a beleza de um sorriso. Por isso, sempre procure profissionais gabaritados para lhe ajudar na escolha do melhor procedimento para o seu caso.

É o seu dentista que vai avaliar qual o dano sofrido, se é cárie, desgaste, fratura… e nesse ponto a restauração estética oferece uma reparação que se aproxima muito do seu dente original. Independentemente de ser uma simples cárie ou até mesmo a extração de um nervo, a beleza e a naturalidade do resultado final devem ser perseguidas. Esses itens fazem toda a diferença, afinal ninguém deseja um sorriso irregular que expõe as falhas de harmonia. O intuito do tratamento é proteger a área danificada da ação de bactérias e infecções que podem agravar o quadro do paciente, acarretando na perda do dente ou ainda em complicações mais sérias.

A restauração tem o objetivo de fazer com que o dente danificado volte ao seu estado original, preservando sua forma e função. Para fazer a restauração, o dentista inicialmente remove a parte deteriorada, limpa a região e depois preenche esse espaço limpo com um material de restauração. Com o tempo, os materiais usados no procedimento foram evoluindo e hoje, basicamente, são esses os mais usados: ouro, porcelana ou resina composta.

A técnica de restauração com resina consegue se aproximar bastante da forma e da cor do dente verdadeiro do paciente, deixando-o mais satisfeito com o resultado final. Além disso, outra diferença é que a resina é adesivada, portanto pode ser aplicada diretamente na cavidade dentária, evitando mais desgaste dos dentes.

As restaurações com porcelana são as que duram mais e oferecem melhor resultado estético a longo prazo. No entanto, os custos financeiros dessa técnica são elevados. Mas as vantagens, como durabilidade extrema, resistência ao amarelamento e incidência muito baixa de cáries, costumam valer muito a pena quando o custo do tratamento não é a prioridade do paciente.

É importante lembrar que as restaurações em geral têm uma resistência similar aos dos dentes naturais, então é indicado evitar mordidas fortes demais em alimentos duros para não ocasionar danos. Além disso, ranger ou apertar os dentes também pode acarretar desgastes na restauração. Mas se os cuidados básicos forem observados, as restaurações oferecem um excelente resultado, devolvendo a beleza e a harmonia do sorriso ao paciente.

Agende sua avaliação e volte a sorrir

Dra. Debora

Endodontia, Estética, Reabilitação Orofacial, Cirurgiã e Dentística